Agronegócio

42ª Expointer será lançada na segunda-feira

Evento ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

A 42ª Expointer será lançada na próxima segunda-feira (5), às 14h, em evento na Casa de Música da Ospa (avenida Borges de Medeiros, 1.501, anexo ao Centro Administrativo Fernando Ferrari , em Porto Alegre). Com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, o evento também será palco para apresentação de grandes nomes do cancioneiro gaúcho, sob o comando de Guri de Uruguaiana como mestre de cerimônia.

Entre as atrações previstas para o evento estão os músicos Érlon Péricles e Cristiano Quevedo, que irão apresentar canção composta especialmente para esta edição da feira. Também estão na programação o CTG Rancho da Saudade, Os Provincianos, Joca Martins e Os Serranos. Depoimentos de entidades promotoras da Expointer, como Farsul, Fetag, Ocergs, Simers, Febrac e ABCCC, serão exibidos ao público.

A Expointer 2019 ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A feira contará com 3.975 animais de argola (animais que vão a julgamento). O número é 6,36% menor que o do ano passado. A redução foi causada pela queda de 76% nas inscrições de pássaros ornamentais, justifica o governo gaúcho. Por outro lado, o setor de bovinos leiteiros, um dos que concentram maiores volumes de negócios, teve aumento de 17,66% no número de animais, passando de 334 em 2018 para 393 este ano, de quatro raças. Já o total de inscrições de ovinos cresceu 10,3%, de 709 exemplares no ano passado para 782 animais, de 19 raças, nesta edição.

Expectativa de bons negócios
"O aumento no número de inscrições nesses dois setores indica otimismo dos produtores e boas expectativas de negócios", acredita o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. "Surpreendeu positivamente o número de inscrições nas raças de maior interesse financeiro, especialmente no gado de leite, indicando perspectivas de melhoria nos negócios desta cadeia", avalia o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, José Arthur Martins.

No setor de equinos, houve redução de 6,32% no número de inscritos, de 918 no ano passado para 860 nesta feira. Conforme Paulo Andre Santos Coelho de Souza, veterinário responsável pela seção de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, a oscilação é considerada natural do momento. 1396984945Algumas provas tradicionais para equinos, por exemplo, não vão acontecer nessa edição. Também temos a coincidência de provas fora do Estado na mesma época da Expointer. Mas isso é natural e já aconteceu em outras edições da feira, sem influenciar nos resultados finais1396986481, ressalta. Entre as novidades desta edição, está o retorno da raça gypsy horse à Expointer. Originária da Irlanda e associada aos povos ciganos, a raça de equinos não entrará nos julgamentos, mas marcará presença este ano com apresentações ao público. Entre os bovinos de corte, a Expointer de 2019 contará com o retorno de animais da raça canchim e a primeira participação da raça senepol.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mercado de games no Brasil deve crescer 5,3% até 2022, diz estudo Anterior

Mercado de games no Brasil deve crescer 5,3% até 2022, diz estudo

Estudos das Unidades de Conservação avançam Próximo

Estudos das Unidades de Conservação avançam

Deixe seu comentário